Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Saude e bem estar

Saude e bem estar

SAÚDE DO CÉREBRO: AQUI ESTÃO OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A NOSSA MEMÓRIA

A incapacidade cognitiva, que inclui várias doenças, da demência à doença de Alzheimer, aumenta com a idade, e é por isso que costumamos associá-la à velhice. No entanto, a saúde do nosso cérebro deve ser preservada desde tenra idade, quando o estresse, a falta de atividade física e a dieta não saudável podem prejudicar a capacidade de lembrar, concentrar e outras funções cognitivas importantes.

Vários estudos têm focado precisamente em alimentos de memória , observando que a nutrição é um dos fatores de risco que podem ser modificados no que diz respeito à saúde do cérebro.

Vamos ver então juntos quais são os alimentos que ajudam a memória.

MIME-SE COM COMIDA
Memória fraca

Esse alimento pode contribuir para o nosso estado de saúde, preservando-nos de muitas doenças, está agora cientificamente comprovado. Também em referência à dieta antineoplásica , o Airc, a Associação Italiana para Pesquisa do Câncer, confirmou que três entre dez tumores são causados ​​por dieta pobre. E a saúde do cérebro ? Mesmo esse órgão deve ser preservado e treinado , apenas para protegê-lo da deficiência cognitiva que faz parte do envelhecimento.

Uma boa memória é o primeiro indicador de um cérebro saudável, mas o estresse, causado pelo esgotamento e pelos ritmos frenéticos da vida moderna, frequentemente representa uma ameaça, fazendo com que nos sintamos constantemente cansados ​​e esquecidos .

Para isso você não precisa apenas dormir o suficiente e praticar esportes para combater o estresse e manter a forma, mas também prestar atenção ao que você come. De fato, mesmo neste caso, a comida pode vir a ajudar através de alguns alimentos de memória, que contêm um tesouro de preciosos nutrientes que fazem parte da dieta mediterrânea, útil para a saúde de todo o organismo.

SUBSTÂNCIAS QUE AJUDAM AS FUNÇÕES CEREBRAIS
Comida para memória

 

Alimentos para a memória são aqueles que contêm os nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro : vitaminas, ácidos graxos, enzimas e substâncias benéficas. Entre os principais encontramos:

Vitaminas - entre as vitaminas úteis para a memória, encontramos as do grupo B, K, que favorece o sistema nervoso e o E, que neutraliza o estresse oxidativo e os radicais livres.
Ômega 3 e ômega 6 - são ácidos graxos preciosos que desempenham uma ação neuroprotetora, até mesmo para o desenvolvimento cognitivo da criança, por isso são úteis contra a ansiedade, a depressão, a doença de Alzheimer e outras deficiências cognitivas. É útil lembrar que a saúde do nosso corpo precisa de um equilíbrio entre Omega 3 e Omega 6 ácidos graxos em uma proporção de cerca de 3: 1, o que lhes permite executar uma ação protetora para o desenvolvimento de muitas doenças.
Flavonóides e polifenóis - são substâncias benéficas com forte poder antioxidante, de modo que combatem os radicais livres, protegendo contra doenças neurodegenerativas.
Colina - é um nutriente semelhante à vitamina que preserva a saúde do sistema cognitivo e mantém as células intactas, com efeitos positivos também na capacidade de memória.
Cafeína - esta substância executaria uma ação protetora contra a demência, como demonstrado por um estudo recente financiado pelo National Institutes of Neurological Disorder and Stroke.
Vejamos, então, nos referindo a alguns estudos sobre o assunto, onde é possível encontrar essas substâncias benéficas para o cérebro e quais alimentos são úteis para a memória.

ALIMENTO PARA A MEMÓRIA: O MODELO MEDITERRÂNEO VENCE
Chá verde

 

Os alimentos que ajudam a memória combatendo os distúrbios cognitivos também estão amplamente contidos na dieta smartfood , que protege o corpo contra doenças cardiovasculares, apresentando-se como um "elixir de longa duração". É principalmente comida de origem vegetal, mas também há ovos e peixe. Em particular, para apoiar nossa memória são:

Frutas e legumes - A ingestão abundante e regular de frutas e legumes protege contra a disfunção cognitiva relacionada à idade. Em particular, uma pesquisa francesa publicada no American Journal of Nutrition mostrou que uma maior ingestão de vitaminas e frutas (em particular C e E) está associada a uma melhor memória verbal. Entre as frutas e verduras são recomendadas crucíferas (repolho e brócolis), ricas em ácido fólico que auxiliam na memória, junto com tomates , espinafre e mirtilos , considerados uma panacéia contra o envelhecimento celular.
Chá Verde - O American Journal of Nutrition também publicou um estudo japonês examinando a associação entre o consumo de chá verde e a função cognitiva em humanos. O resultado do teste, realizado em mais de 1000 pessoas com mais de 70 anos , destacou a ação positiva dessa bebida. É um concentrado de substâncias benéficas, incluindo polifenóis e vitaminas, com poder antioxidante.
Sementes , especialmente linho, girassol e abóbora - são alimentos para a memória tão rico em Omega 3 e Omega 6, que podem ser apreciadas tanto a granel, adicionado ao iogurte ou como um toque final a muitos pratos, mas também através de seus derivados, como farinha de semente de linho. Eles também contêm minerais como zinco, selênio e magnésio , com ação antioxidante.
Nozes e amendoins - até mesmo os frutos secos são considerados entre os alimentos que ajudam a memória. Em particular, nozes e amendoim são uma fonte preciosa de vitaminas e minerais. As nozes também regulam a presença de serotonina no cérebro , uma substância que lida com a transmissão de impulsos nervosos.curcuma
Cúrcuma - é um superalimento chamado contendo substâncias e moléculas inteligentes capazes de dialogar com o DNA, a fim de combater o envelhecimento . Em particular, a curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, parece agir eficazmente contra a demência e a doença de Alzheimer, ajudando a preservar uma boa memória.
Peixe , em particular azul , porque contém uma menor concentração de mercúrio - Pode ser variado por cavala, anchova, truta, sardinha, amberjack, de acordo com a sazonalidade.
Chocolate escuro - está entre os melhores alimentos para a memória , pois contém uma boa quantidade de flavonóides, ajudando a fortalecer o desempenho cognitivo.
Ovos - eles são uma excelente fonte de colina , útil para a memória e para a prevenção da doença de Alzheimer. No entanto, é um alimento protéico, que contém colesterol, pois é uma boa prática não exagerar nas quantidades semanais, especialmente se você sofre de síndrome metabólica .
Café - em virtude dos efeitos positivos da cafeína no cérebro , beber café, na ausência de patologias particulares ou indicações do médico, pode ajudar a manter o sistema nervoso na saúde, melhorando a memória.
Esses alimentos de memória contêm substâncias úteis para retardar o envelhecimento cognitivo, mas para promover a longevidade e viver em saúde, a atividade física e a devida atenção à prevenção não devem ser negligenciadas, por exemplo, indagando sobre a triagem anual mais importante ou avaliando para si e para seus entes queridos, uma das muitas soluções oferecidas pelas apólices de seguro de saúde. São planos individuais, vantajosos e de qualidade, capazes de oferecer assistência rápida, atendendo a todas as necessidades: desde o dentista, até programas de prevenção cardiovascular completos com dieta, através de reabilitação pós-lesão. Você já pensou sobre isso?

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article